13 de janeiro de 2010

Coluna: Disco da Semana


Canção do Amor Mais Triste



Gravadora: RGE
Ano: 1962
Faixas:
1-     Favela (Joracy Camargo / Hekel Tavares)
2-     A Mesma Rosa Amarela (Carlos Pena Filho / Capiba)
3-     Nós e o Mar Roberto (Menescal / Ronaldo Bôscoli)
4-     Fim de Noite Ronaldo (Ronaldo Bôscoli / Chico Feitosa)
5-     Round Midnight (B. Hanighen / T. Monk / C. Williams)
6-     Canção Do Meu Amor (Caetano Zama)
7-     Canção Do Amor Mais Triste (Édson Borges)
8-     Água de Beber (Vinicius de Moraes / Tom Jobim)
9-     O Amor que Acabou  (Chico Feitosa / Luiz Fernando Freire)
10- Mil Flores (Marcos de Vasconcelos / Chico Feitosa)
11- Louca De Saudade (Denis Brean)
12- Ah! Se Eu Pudesse (Roberto Menescal / Ronaldo Bôscoli)

Análise:
Logo após o insucesso de Barquinho, muita gente achou que com Canção do Amor Mais Triste, Maysa havia caído em si e renegado a Bossa Nova, só que a coisa não era bem assim. O álbum lançado na primavera de 1962,  é um dos discos mais brilhantes da cantora gravado no período RGE; com arranjos e regência do maestro Erlon Chaves, e direção musical de Rubem Perez - o Pocho. Maysa se apresentava mais madura e com interpretações realmente arrebatadoras. Contrariando quem dizia que a cantora renegara a bossa nova, ela apresentava a batida contagiante de "A Mesma Rosa Amarela" e o refrão viciante de "Água de Beber". O ritmo da Nova Onda também é nítido nas autênticas bossas  - "Nós e o Mar", O Amor Que Acabou", "Louca de Saudade" e "Ah! Se Eu Pudesse". Mas, há também o toque melancólico de "Canção do Amor Mais Triste" e "Canção do Meu Amor". "Fim de Noite", de autoria de Chico Feitosa e Ronaldo Bôscoli, conta com arranjo delicado, que contribui para o tom melancólico da canção e que se ajusta perfeitamente à voz aveludada e quente de Maysa. Por sinal, ela demonstra sua forte veia jazzística naquela que é para mim a melhor faixa do álbum: "Round Midnight"; a canção que é um dos maiores clássicos do jazz americano. Nesta faixa, Maysa chega a superar as clássicas interpretações desta música, pertencentes à Ella Fitzgerald e Miles Davis.  Maysa é uma verdadeira mutante, no mesmo disco a cantora consegue ser sensual, dramática, noturna, solar e enigmática. É simplesmente bárbara! O álbum foi relançado em CD, totalmente remasterizado, pela gravadora Som Livre, em 2003.

Download

4 comentários:

  1. As que eu mais gosto de disco são: Canção do amor mais triste e Nós e o mar!

    Tá muito o bom o blog.

    Aguardando atualizações =D

    Viva Maysa!

    ResponderExcluir
  2. Realmente, Maysa cantando Round Midnight entontece. A interpretação não deixa a desejar a nenhuma cantora americana de peso, como Ella, por exemplo.

    ResponderExcluir
  3. Muito Obrigado Caio!!!!
    pode esperar que vem muitas coisa por aí! =))

    Sim Eliana, acho a interpretação de Maysa muito superior á de Ella que é uma diva taambém.

    ResponderExcluir
  4. Amo muito " Round About Midnight ". Tenho este disco, e quando coloco na vitrola, é a primeira que eu toco!

    Paola, Vitor e Marina, meus grandes amigos, fazem deste blog o mais perfeito de todos!

    ResponderExcluir