6 de janeiro de 2010

O estilo de Maysa

Olá amigos!
Hoje vamos falar sobre um assunto atualíssimo em que Maysa se insere perfeitamente: estilo!
O que todos mais falam ao lembrar de Maysa são as famosas túnicas e o cabelo em estilo ‘leoa’ que a cantora usava durante a década de 70. Mas Maysa é muito mais que isso, a cantora adorava mudar a cor e o penteado dos cabelos, gostava muito de maquiagem e usava delineador em excesso para demarcar os famosos olhos verdes, algo marcante ao falar de Maysa. Porém no modo de se vestir ela era muito clássica e frisava mais a elegância do que o luxo, talvez herança dos tempos em que ela era casada com um membro da memorável família Matarazzo que exigia acima de tudo rigidez moral e isso se estendia ao modo de vestir. Isso ficou claríssimo no figurino maravilhoso usado por Larissa Maciel na minissérie ‘Maysa Quando Fala o Coração’ de 2009, como vemos abaixo no único figurino da minissérie que pertenceu a Maysa:



Agora vamos fazer a divisão do estilo de Maysa por décadas:


Anos 50: Quando Maysa despontou para o estrelato em 1956, a cantora ainda sofria muita influência do estilo recatado e simples que era exigido á uma mulher de boa família. Ela se apresentava com vestidos muito elegantes de grandes nomes da alta costura. Maysa sofreu com excesso de peso e usava muitos vestidos pretos para disfarçar, sempre com a elegância que lhe era peculiar. Mas também usava vestidos luxuosos com saias amplas e cintura bem marcada como se pode ver no vídeo de sua apresentação no Japão em que ela usa um modelo bem ao gosto dos anos 50. Além disso, Maysa usava muitos vestidos tubinhos, tomara-que-caia e com alças, moda na época. Na maquiagem ficaram marcantes o forte batom vermelho e os olhos verdes bem delineados por lápis. A cantora adorava colares e pulseiras de pérolas.







Anos 60:
Na década de 60, Maysa iniciou excursões pelo mundo inteiro e fixou residência na Europa, usando muitos vestidos de gala, principalmente os do tipo ‘tubinhos’. Maysa durante esse período mudava constantemente a cor e o penteado dos cabelos, longos, curtos, pretos, loiros, uma espécie de camaleoa. Em 1966 a cantora retornou ao Brasil para o FIC, magérrima surpreendendo a todos. Ao retornar definitivamente ao Brasil em 1969 mais bela e magra, Maysa ousou e surpreendeu em uma temporada na cervejaria Canecão com seu figurino, o primeiro era uma túnica marroquina bordada a ouro e o segundo era um minivestido de paetês que levou o público ao delírio.







Anos 70: Na década de 70, Maysa entrou por novos rumos como o teatro e as novelas, e fez um ‘auto-exílio’ em sua casa de praia em Maricá, reservando sua aparição a algumas apresentações marcantes em especiais na TV. No quesito moda, a cantora estava em sua melhor fase, mais madura e linda, optava pelas túnicas longas e estampados, batas e kaftans, uma característica marcante dos anos 70 influenciado pela revolução hippie. Na maquiagem, Maysa passou a usar batom em toms rosa claro ou nude, com pouco delineador e rímel e mais sombras coloridas. Mais sem dúvidas o que mais marcou foi o cabelo estilo leoa levemente desalinhados. Maysa tinha um estilo próprio que marcou época.




VIVA MAYSA!

5 comentários: