18 de março de 2010

Coluna: Disco da semana


Maysa



Ano: 1974
Gravadora: Odeon
Faixas:
1- Bloco da Solidão (Jair Amorim / Evaldo Gouveia)
2- Agora é Cinza (Bide / Marçal)
3- Não Sei (No Other Love) (Russel / Weston / Vrs: Aloysio de Oliveira)
4- Castigo / Fim de Caso (Dolores Duran)
5- Não é Mais Meu (Maysa / David Nasser / Erlon Chaves)
6- Morrer de Amor (Oscar Castro Neves / Luvercy Fiorini)
7- Você Abusou (Antônio Carlos / Jocafi)
8- Rasguei a Minha Fantasia (Lamartine Babo)
9- O Grande Amor (Tom Jobim / Vinicius de Moraes)
10- Os Olhos da Madrugada (Carlos Lyra)
11- Até Quem Sabe? (João Donato / Mercedes Chies / Lysias Ênio)
12- Hoje é Dia de Amor (Luiz Bonfá / Maria Helena Toledo)

Análise:
Ninguém jamais imaginaria que este fosse o último disco de Maysa, sereno, romântico e autobiográfico. O LP imprime em 12 faixas quase 20 anos de carreira, em uma auto-reflexão. Após 10 anos Maysa voltava a trabalhar com o amigo Aloysio de Oliveira a frente da produção do disco, que também coordenava o selo Evento dentro da gravadora Odeon pela qual o LP seria lançado. Na capa apenas seu nome em letras garrafais laranjas e quatro gatos aquarelados pintados pela própria cantora. Com arranjos dos maestros Oscar Castro Neves e Lindolpho Gaya, o disco começava com dois sucessos carnavalescos, "Bloco da Solidão e "Agora é Cinza", na primeira é notável uma grande carga de sofrimento, na segunda, a contracapa já alertava sobre a "falsa alegria" da interpretação de Maysa. Em seguida vinha a harpa de "Não Sei" de Bob Russell e Paul Weston, baseada na peça "Tristesse" de Chopin, com versão para o português de Aloysio de Oliveira. Seguiam-se lindas releituras de canções de Dolores Duran, Tom Jobim e Vinicius de Moraes. Maysa imprimia uma versão definitiva num lindo pot-pourri de "Castigo"/"Fim de Caso" de Dolores; e voltava novamente ao samba com a popularíssima "Você Abusou", sucesso de Antônio Carlos e Jocafi, e outro clássico de carnaval: "Rasguei a Minha Fantasia", do grande Lamartine Babo. Da Maysa compositora, havia apenas "Não é Mais Meu", uma parceria inédita com David Nasser e Erlon Chaves. "Morrer de Amor" é a melhor e mais emocionante faixa do disco, quase autobiográfica, fala de um coração cheio de angústias e cansado de sofrer que só queria "Morrer de muito amor por ti", é como uma sofrida reflexão existencial. Maysa esta toda no disco, após quase 20 anos de carreira sua voz está mais grave e madura, parecendo cantar aos nossos ouvidos. É um belíssimo desfecho muito emocionante. Viva Maysa!

Download

4 comentários:

  1. Sem palavras, pelo conjunto da obra, esse é para mim o melhor disco da carreira.Todo um clima de despedida, mas de uma pureza e serenidade incrível. As músicas são calmas, os arranjos até a capa é a própria cantora impressa.
    Morrer de amor - é a faixa definitiva do disco, sem desmerecer as outras grandes canções, a regravação deu a música uma versão final e única na voz de Maysa.
    Não é mais meu - fantástica em todos os aspectos, pelo simbolismo, pelo sentimento em cada nota. Por tudo. Obrigado Maysa.

    Viva Maysa

    ResponderExcluir
  2. Castigo/Fim de Caso é tocante, Não é Mais Meu é reflexiva, Bloco da Solidão é trágica. Mas Morrer de Amor é muito mais que emocionante! É um lindo desfecho, dramático e belo.

    Viva Maysa

    ResponderExcluir
  3. É um disco que reflete ternura, amor..é extremamente sensível e suave!
    VIVA Maysa!

    ResponderExcluir
  4. Poderia repostar o link , está inválido.
    Agradeço desde já.
    Abração aqui de Santos/SP
    Denys P.R. (denyspr)

    ResponderExcluir