26 de abril de 2010

Coluna: Música da Semana


"Nós e o Mar"


LP: Canção do amor mais triste (1962)
Autoria: Ronaldo Bôscoli e Roberto Menescal

Análise: 
‘Lá se vai mais um dia assim e a vontade que não tenha fim esse Sol’
Os versos iluminados de "Nós e o Mar" não deixavam dúvidas aos ouvintes: Aquela música era um autêntico número de bossa nova, um dos melhores já interpretados por Maysa. Um dos maiores sucessos da grande dupla formada por Ronaldo Bôscoli e Roberto Menescal logo se tornaria um dos maiores clássicos da bossa nova. Maysa não poderia deixar de dar o seu tom personalíssimo aos versos ensolarados da canção.

Mas ainda há quem possa se enganar diante da música, talvez pelo título sugestivo do álbum do qual ela faz parte: Canção do amor mais triste.  À despeito do título, não é mesmo um disco de fossa, e é aí que entram os famosos equívocos que sempre acompanharam Maysa. Realmente é possível se enganar diante de um disco com título tão sugestivo e até o selo pode cristalizar essa impressão: Maysa voltava à RGE em um trabalho freelancer, depois de fumado o cachimbo da paz junto à gravadora. Mas nem isso basta para que se defina erroneamente o álbum. Um LP que carrega em si a ensolarada "Nós e o Mar", a ginga de "Água de Beber", o balanço de "Louca de Saudade" e a leveza de "Ah! Se eu pudesse", pode ser tudo, menos um disco de fossa.

E é essa mesmo ginga e o intimismo de Maysa, que nos permite sentir as ondas crescendo e batendo e a brisa suave desse mar azul à nossa frente. É também toda essa suavidade entre sorrisos que nos faz contemplar esse céu azul tão lindo com os pés na areia dessa praia infinita.

Entre o balanço das ondas crescendo, ela nos conduz à poesia de "Nós e o Mar", como se velejasse por todo esse mar azul ao lado do barquinho dos amigos Bôscoli e Menescal. Mas assim, como o barquinho deles vai sumindo nesse horizonte azul, nossa praia tão linda também desaparece na imensidão da noite e a Lua vem brilhar no céu.
E a nós, só nos restam dizer muito obrigado à todos eles por tanta poesia.

2 comentários: