3 de maio de 2010

Coluna: Música da semana


"O Que?"


Autora: Maysa
LP: Maysa (1957)

Análise:
‘O Que que eu estou procurando, no vago aflita olhando, o que?’
O que será que a melancólica Maysa estaria procurando nos versos aflitos de "O Que?" Pois não sabemos, enigmática ela nos lega a dúvida cruel, porém, podemos tentar decifrar "O Que?". É com toda certeza, uma de suas melhores e mais lembradas composições, após o êxito de suas oito primeiras composições, lançadas no primeiro álbum, ela retornava ainda mais melancólica, para o delírio dos seus entusiastas.

A música foi lançada pela primeira vez em um 78 RPM ao lado de "Escuta, Noel" outra celebrada composição de sua autoria. "O Que?" ainda seria incluída no segundo LP da cantora, intitulado simplesmente Maysa, lançado ainda naquele ano de 1957.

Mais uma vez ela mostrava ser uma compositora de talento, se firmando no hall das grandes compositoras com sucessivos êxitos de sua autoria. "O Que?" logo foi mais êxito, dado o viés melancólico e triste que caracterizavam as suas composições, nesta canção ela expunha sua agonia e aflição em versos confusos, mas com muito simbolismo; versos que mostram uma Maysa perdida em meio ao escuro da noite, ‘E saio pra rua andando, procurando, mas o que?’. "O Que?" foi gravada em disco por Nora Ney no ano seguinte, 1958.

Nenhum comentário:

Postar um comentário