11 de maio de 2010

Coluna: Música da semana


"What Are You Doing The Rest Of Your Life?"


Autores: Alan Bergman / Marilyn Bergman / Michel Legrand
LP: Palavras, Palavras (compacto simples - 1972)

Análise:
"What are you doing the rest of your life?" (O que você está fazendo do resto da sua vida?); é uma canção com letra escrita por Alan Bergman e Marilyn Bergman e música de Michel Legrand para o filme de 1969 Tempo Para Amar, Tempo Para Esquecer (The Happy Ending); tendo sido nomeada ao Oscar de Melhor Canção Original, logo não demorou a se tornar um clássico popular, gravada por inúmeras vozes de renome como Diana Ross, Frank Sinatra, Barbra Streisand e Sarah Vaughan.

Maysa gravou a canção em 1972, em um compacto simples lançado pela RCA Victor, junto com "Palavras, Palavras" a versão em português do hit italiano "Parole Parole". Curiosamente "What are you doing the rest of your life?" fazia parte da trilha sonora da telenovela Bel-Ami, da TV Tupi, em que Maysa interpretava Márica naquele ano de 1972.
Com uma orquestração elegante e acompanhamentos de violão e piano, a voz de Maysa parece falar mais próxima aos nossos ouvidos. O questionamento aflito o que você está fazendo do resto da sua vida?, parece ser questionamento angustiante da própria Maysa e sua busca incansável por um amor sólido, traduzida nos versos da canção.

Pois este não é apenas o lamento de Maysa, é o lamento de todos nós, o lamento de quem já sofreu por um amor, o lamento de alguém que já perdeu um amor, o lamento de alguém que espera por um amor. Pois só quem sente e compreende o amor consegue entender o que é o sofrer por amor. Não há um querer maior, não há espera mais dramática, não há uma vontade mais passional, não há perda mais trágica.

Porque quando o coração ama, é como uma força sobre-humana que age sobre nossas ações, passe quando tempo for esse amor prevalecerá e essa busca interminável não há de acabar, pois a força do amor sobreviverá ao verão, ao inverno, a primavera e o outono. Mesmo que se passe toda uma vida e até que as correntes do vento voem em direção ao norte, ao sul, leste ou oeste há de prevalecer esse amor.

E aí continuamos com nosso questionamento: O que você fará do resto da sua vida? O que você está fazendo com a sua vida? Pra onde vai o resto da sua vida? Pois nós buscamos, Maysa também buscou. Perdidos, solitários, enganados, iludidos, nós fazemos as buscas; e as respostas ninguém há de saber, nem Maysa, nem nós mesmos, ninguém. Mas o que vamos lembrar de toda nossa vida, são todos os amores da nossa vida.


4 comentários: