6 de julho de 2010

Coluna: Disco da semana


Palavras, Palavras


Gravadora: RCA Victor - 101.0129
Ano: 1972
Faixas:
1- Palavras, Palavras* (Parole, Parole) (Gianni Ferrio / Leo Chiosso / Giancarlo Del Re / Vrs. Maysa) *Participação Raul Cortez
2- What Are You Doing The Rest Of Your Life? (Alan Bergman / Marilyn Bergman / Michel Legrand)

Análise:
No Segundo semestre de 1972, Maysa decidiu gravar "Parole, Parole", um dueto que havia estourado nas paradas de sucesso do mundo inteiro no semestre anterior na voz de Mina Mazzini e Alberto Lupo. A canção era um dueto, originalmente em italiano, escrito por Gianni Ferrio em parceria com Leo Chiosso e Giancarlo Del Re. A música é um diálogo de Mina cantando com declamação de Lupo, com seu viés teatral e caráter interpretativo, o tema da canção são os lamentos da protagonista sobre o fim do romance, entrelaçadas as mentiras que ela tem que ouvir enquanto o ator masculino simplesmente fala. Ela reage e ridiculariza os elogios e presentes que ele lhe da, chamando-os simplesmente de palavras, palavras vazias.

A música rapidamente se tornou um hit mundial, interpretada em inúmeros idiomas pelas mais diversas vozes. Famosa também se tornou a regravação em francês por Dalida e o astro Alain Delon no ano seguinte. A versão em português foi feita pela própria Maysa, por sinal – bem fiel à versão original – em italiano. A música saiu em um compacto simples lançado pela RCA Victor ao lado de "What are you doing the rest of your life?" Para o dueto de "Palavras, Palavras", ela chamou o já falecido ator Raul Cortez, é bem verdade que os técnicos encontraram problemas em ajustar o tom de voz dos dois em relação ao som, mas tudo isso passa despercebido perante a qualidade da versão – que segue fielmente a original, até na orquestração, e a animação de Maysa que empolga o público em uma interpretação desbragadamente teatral que chega a ofuscar a presença de Raul Cortez, em meio a risos, berros e lamentos.

Do outro lado do disco, lá estava o jazz standard "What are you doing the rest of your life?" Uma maravilhosa versão de Maysa para um dos grandes clássicos da música norte-americana. Música do filme The Happy Ending de 1969, de autoria de Alan Bergman em parceria com Marilyn Bergman com música de Michel Legrand, a canção ganharia diversas interpretações em grandes vozes como as de Frank Sinatra, Julie Andrews, Diana Ross, Sarah Vaughan e Barbra Streisand. Maysa dispensa altas doses de emoção na música, fazendo jus a sua letra sincera e passional. A sofisticação e o refinamento da orquestração, somada a desenvoltura e sinceridade da interpretação de Maysa – fazem com que está seja uma das melhores versões para "What are you doing the rest of your life".

Curiosamente, a música americana era tema da telenovela Bel-Ami da TV Tupi – em que Maysa interpretava Márica naquele ano de 1972, foi a última música que Maysa gravou em língua inglesa. As duas músicas do álbum foram incluídas no relançamento do LP Maysa de 1966 pela Sony BMG em 2001, no CD remasterizado, as músicas estão como faixa bônus do disco.

Um comentário: