10 de agosto de 2010

Coluna: Música da Semana


Por: Vitor Dirami
Revisão de texto: Paola Rodrigues

Un Jour Tu Verras


Título: "Un jour tu verras"
Autores: Van Parys / Marcel Moloudji
LP: Maysa (1957)
Análise:
“Un jour tu verras” (Um dia você verá), é uma das mais belas Chansons da música francesa, obra de uma parceria de Georges Van Parys e Marcel Moloudji. Moloudji, um compositor, ator e cantor parisiense, um dos maiores símbolos da vanguarda francesa dos anos 50 já havia gravado a canção três anos antes da gravação de Maysa. Ela registrou “Un jour tu verras” logo em seu segundo álbum – Maysa, de 1957, mas para os que acompanhavam seus programas na televisão, aquela canção já era bem conhecida dos telespectadores.

A letra de “Un jour tu verras” é um deleite a parte – sofisticada, bela e envolvente – uma canção repleta de ternura e amor, algo já íntimo para a apaixonante Maysa. “Un jour tu verras / On se rencontrera / Quelque part, n'importe où.” É bem verdade que ela mudou completamente o caráter emocional da música, expressa em versões mais tradicionais como a de Jacqueline François, que possui um tom muito mais alegre e animado. Já a versão de Maysa, assume um tom quase dramático e por vezes agressivo em alguns versos – “Puis jet'inviterai / Ta taille je prendrai / Nous danserons tranquille / Loin des gens de la ville / Nous danserons l'amour.” Mas mesmo com essa troca de emoções, a versão de Maysa é de longe uma das melhores de “Un jour tu verras”, com a mesma sofisticação e o refinamento que marcam a música. Maysa consegue imprimir todo seu amor e sua emoção em uma letra essencialmente terna e esperançosa.

Pois sim, “Un jour tu verras” é repleta de esperança, esperança por um reencontro no futuro, um futuro feliz alimentado pela ternura que vive no coração daqueles jovens apaixonados. Uma esperança que anseia por sorrisos em qualquer lugar que seja. Ah, como um coração pode ser tão terno e repleto de beleza, mesmo tendo sido vítima de tantas dores, de tanto sofrimento. A esperança que alimenta aquele amor é a mesma que nutre esses sonhos tão lindos, mesmo na mais triste melancolia há beleza, há esperança. Anseios por simples momentos de alegria – danças, cantos, sorrisos, o luar – um hino ao amor, um desejo de pura paz.

Um paz pura e sincera, longe dos olhos perversos, “Então eu te convidarei / A sua dimensão tomarei / Dançaremos tranquilos / Longe das pessoas da cidade.” Talvez, tudo seja um simples anseio por um último encontro, um encontro até o fim, para a última felicidade, para um futuro de amor, de paz, da mais pura felicidade. Aí, aqueles sorrisos, as danças, o canto e até o luar será verdade, uma verdade para todo sempre. Maysa com todo seu drama transmite aquela esperança, aquele desejo de felicidade, os anseios pelo encontro do amor sincero. Toda o desejo pela eterna paz.

“Um dia você verá
Nós nos encontraremos
Em algum lugar, em qualquer lugar
Guiados por acaso
Aguardaremos
E nós sorriremos
E de mãos dadas
Pelas ruas nós iremos.”

3 comentários:

  1. Genteeee, que legal vcs terem feito uma análise desta música.....ADORO esta canção.. acho tão triste.. talvez sejapor isso que ela me atrai tanto, principalmente pelo tom melancólico dado por MAYSA....Thank´sss
    Bjoss

    ResponderExcluir
  2. Eu graças a Deus consegui comprar esse LP é o disco mais lindo que eu já ví..........ago9ra já estou com 8 LPs da Maysa, e espero compra comprar muito mais .......rsrsrsrs

    ResponderExcluir