29 de outubro de 2010

Coluna: Disco da semana



Maysa Canta Sucessos


Gravadora: RGE
Ano: 1960
Faixas:
1- Ri (Luiz Antônio)
2- Noite Chuvosa (Fernando César / Britinho)
3- O Amor e a Rosa (Pernambuco / Antônio Maria)
4- Sonata Sem Luar (Vinicius de Carvalho / Freddy Chateaubriand)
5- Chora Tua Tristeza (Luvercy Fiorini / Oscar Castro Neves)
6- Ternura Perdia (Aloysio Figueiredo / Inah Monjardim)
7- Estou Pensando em Ti (Raul Sampaio / Benil Santos)
8- O Menino Desce o Morro (Vera Brasil / De Rosa)
9- A Canção dos Seus Olhos (Pernambuco / Antônio Maria)
10- Samba triste (Baden Powell / Billy Blanco)
11- Um Novo Céu (Fernando César / Ted Moreno)
12- Diplomacia (Maysa)


Análise:
O álbum Maysa Canta Sucessos, lançado em 1960 fez parte de um projeto maior da gravadora RGE de reunir grandes astros do catálogo da gravadora em uma série que consistia em apresentar estes cantores cantando grandes sucessos do momento nas vozes de este ou aquele cantor. Outros exemplos da série Canta Sucessos foram Elza Laranjeira Canta Sucessos e Agostinho dos Santos Canta Sucessos.

E a Bossa Nova não poderia deixar de estar presente após a última incursão no álbum Voltei lançado no mesmo ano. Em Maysa Canta Sucessos o ritmo simcopado da Bossa está lá presente em ao menos metade das faixas do álbum, como a bamboleante “Ri”, no embalo de “Chora tua tristeza” e a maravilhosa “Samba Triste”. Canções de grandes nomes ligados a bossa como Oscar Castro Neves, Billy Blanco e Baden Powell.

Apesar de Maysa Canta Sucessos não ser um dos discos mais comentados e prestigiados de Maysa, é um álbum maravilhoso, mas seu grande problema reside no fato de que Maysa não era uma cantora de “paradas de sucesso”, algumas canções ali parecem deslocadas do conjunto do LP como a insossa “O Menino Desce o Morro”. Tirando esses pequenos incômodos, Maysa Canta Sucessos é um ótimo disco que mostra uma Maysa versátil em grande forma, a orquestração e os arranjos de Enrico Simonetti também não deixam a desejar.

Há canções muito boas que se destacam no álbum, como – “O Amor e a Rosa” (Pernambuco / Antônio Maria), “Chora Tua Tristeza (Oscar Castro Neves / Luvercy Fiorini), “Estou Pensando Em Ti” (Raul Sampaio / Benil Santos), “Samba Triste” (Baden Powell / Billy Blanco), “Um Novo Céu” (Fernando César / Ted Moreno) e a bela “A Canção dos Seus Olhos” de Pernambuco e Antônio Maria que adquiriu ares de opereta italiana sob a regência do maestro Simonetti.

No álbum, Maysa aparece apenas como intérprete, mas contrariando o propósito inicial da RGE, foi incluída no disco uma composição dela própria – “Diplomacia” – gravação de Convite para ouvir Maysa Nº 2 de 1958. Maysa também incluiu uma canção de sua própria mãe Inah Monjardim – “Ternura Perdida – em parceria com Aloysio Figueiredo.
Maysa Canta Sucessos foi relançado em CD totalmente remasterizado, pela gravadora Som Livre em 2009.

2 comentários:

  1. Olá Vitor,

    O link está fora do ar. Poderia disponibiliza-lo novamente?

    Grato,

    Ken-Iti

    ResponderExcluir
  2. Olá Ken-ti,

    Infelizmente, não posso mais postar nenhum link para download, por precaução.
    Se quiser, mande um e-mail pro contato do blog que eu te envio as músicas deste disco.

    De nada,
    Vitor

    ResponderExcluir