30 de maio de 2011

Coluna: Música da semana

Música da semana

"Ouça"


Autora: Maysa
Disco: Maysa (1957)
Análise:

“Ouça, vá viver sua vida com outro bem / hoje eu já cansei de pra você não ser ninguém”. Estes versos marcaram toda uma época. Imaginem quantos casais apaixonados – ou desencantados – embalaram seus amores e suas emoções ao som do “Ouça” de Maysa. Realmente, é maravilhoso!
Uma música tão sentimental, não poderia ter sido escrito por mãos menos poéticos. Ainda mais quando se fala de algo escrito por Maysa. O nascimento desta canção é de uma ocasião, mesmo, muito simplória. “Ouça”, se incluiu dentro daquelas coisas grandiosas que o homem faz, e que sempre nascem pelas mais banais e cômicas coincidências. Como Maysa contou, o “Ouça”, foi um grande sopro, da primeira a última letra.
Maysa estava aborrecida, deitada na cama de seu quarto, rabiscando um papel entre suas anotações. De repente, chegou seu marido (André Matarazzo). Maysa arrancou a folha, e pediu que André a lesse. “Ouça, vá viver a sua vida com outro bem...”
-         Mas, o que é isto? Disse André
-         Bom, isto é quase um bilhete pra você. Respondeu Maysa.

E assim nasceu o “Ouça” de Maysa.

Ela não sabia que naquele impulso criativo, estava sintetizada toda uma era em sua vida. E justamente, no meio da celeuma que reinava, o “Ouça” surgiu justamente como uma profecia do futuro, que já anunciava o fim do matrimônio, que viria logo a seguir.
Pois então, bem no meio de um terremoto nasceu “Ouça”, mas a música, não haveria de trazer só o prenuncio de uma catástrofe para Maysa. Para ela, aquela bela canção também simbolizaria muito da sua glória.
Maysa não exitou um minuto em gravar “Ouça”, a carreira já começa a deslanchar, quando os fãs, já ávidos por novidades da cantora, após o lançamento do primeiro disco no ano anterior, tiveram a oportunidade de ouvir a voz de Maysa num novo lançamento. E foi justamente “Ouça”, que quebrou o jejum. Lançado num disco de 78 RPM, em maio de 1957, ao lado da canção “Segredo” de Fernando César (a primeira a gravar apenas como intérprete), a música causou um verdadeiro rebuliço. O sucesso era estrondoso.
A cantora havia conseguido se superar com aquele novo samba-canção de letra sentimental e melodia agradável. “Ouça”, é definitivamente um primor! Por ter um mote universal, que é a separação. Afinal, todos nós já sentimos – com maior ou menor intensidade – as amarguras de um amor. Principalmente, se este romance, está em seu final. “Vai lembrar que um dia existiu um alguém que só carinho pediu e você fez questão de não dar, fez questão de negar”.
Negar carinho a Maysa, é inimaginável! Ora, como se pode negar carinho a alguém que só vivia por amor? Pois bem, só se sabe que assim ela escreveu. O destino, tratou de realizar o que Maysa já previa, e tratou também de fazer daquela linda música o maior sucesso de toda sua carreira. (mesmo que rivalize apertada com “Meu Mundo Caiu”). Realmente, o destino é caprichoso e contraditório, Maysa sabia bem disso. Quis ele, e também por vontade dela, que fosse viver sua vida com outro bem.

2 comentários:

  1. Eu desempato pra "Ouça" - (apesar do sucesso de Meu mundo caiu) - essa canção é tão sincera e tão suave ao mesmo tempo.
    Só a melodia inicial já dá o ar certo de despedida.

    ResponderExcluir
  2. EU ADORO ESSA MÚSICA E PRATICAMENTE TUDO QUE MAYSA COMPOS E GRAVOU DE OUTROS (AS) COMPOSITORES (AS), PRINCIPALMENTE "NE ME QUITTE PAS"! ELA TINHA UMA VOZ MARAVILHOSA, MUITA AUTENTICIDADE E ME CATIVOU PARA SEMPRE! AMO DEMAIS MAYSA!

    ResponderExcluir