9 de agosto de 2012

Coluna: Disco da semana

Disco da semana


Super Divas: Maysa

Gravadora: EMI
Ano: 2012 
Faixas:
1-     Pot-Pourri: Demais/Meu Mundo Caiu/Preciso Aprender a Ser Só (Tom Jobim e Aloysio de Oliveira/Maysa/Marcos Valle e Paulo Sérgio Valle)
2- Ouça (Maysa)
3- Bravo! (Maysa e Júlio Medaglia)
4- Light My Fire (Jim Morrison, Robby Krieger e Ray Manzarek)
5- Et Maintenant (Gilbert Bécoud)
6- Per Ricominciare (Can’t Take My Eyes Off You) (Bob Crewe e Bob Gaudio)
7- San Juanito (Carlos Imperial)
8- Castigo/Fim de Caso (Dolores Duran/Dolores Duran)
9- O Grande Amor (Tom Jobim e Vinicius de Moraes)
10- Ave Maria dos Retirantes (Alcyvando Luz e Carlos Coqueijo)
11- Canção de Chorar (Chico Anysio e Nonato Buzar)
12- Tema de Simone (Maysa)
13- Esse Nosso Olhar (Sérgio Ricardo)
14- Atento, Alerta (Egberto Gismonti e Paulo Sérgio Valle)
15- Homem de Bem (César Costa Filho e Aldir Blanc)
16- Morrer de Amor (Luvercy Fiorini e Oscar Castro Neves)

Análise:
O mais novo lançamento musical homenageando Maysa é um grande e ótimo achado, que chega com atraso ao mercado, levando em consideração o verdadeiro boom que a cantora recebeu nos últimos anos após a exibição da minissérie da Rede Globo.
A coletânea Super Divas traz CDs de treze cantoras da MPB, algumas bem famosas e outras menos lembradas. Entre as treze vozes, estão nomes de peso como os de Maysa, Elizete Cardoso, Dalva de Oliveira e Aracy de Almeida, e também Leny Eversong, Rosana Toledo e Maria Alcina, dentre outras. O objetivo é o de levar ao público apenas gravações raras ou até inéditas dessas cantoras. Algumas contam até com CD duplo. A produção esmerada ficou a cargo do pesquisar musical Rodrigo Faour.
No caso de Maysa, o objetivo é bastante prejudicado pela alta exploração da discografia da cantora, que teve praticamente todo o seu catálogo já relançado em diversas coletâneas. Além disso, a maioria das gravações raras de Maysa são internacionais, salvo raras exceções, o que sempre acaba dificultando muito tais projetos. Em Super Divas: Maysa, não há nenhuma gravação inédita e todas elas foram lançadas no Brasil durante a carreira da cantora. Salvo a exceção das versões italianas de “Et Maintenant” e “Can’t Take My Eyes Off You”, gravadas por Maysa na Itália em 1968, e lançadas no Brasil pela gravadora Copacabana no mesmo ano (a EMI é detentora do catálogo da antiga Copacabana Discos).
O maior destaque e talvez o grande benefício trazido por essa coletânea é a ótima remasterização das faixas. Este complicado trabalho resultou em um som de qualidade excelente. Principalmente nas faixas “Esse Nosso Olhar” – gravação de Maysa quase esquecida e cujo único áudio remanescente circulava em péssima qualidade. Da mesma benesse sofreram “Tema de Simone”, “Homem de Bem” e as duas últimas gravações de Maysa ainda em vida: uma releitura de “Ouça” e a inédita “Bravo!”, de 1975.
O CD valeria a pena só por essas duas canções. A regravação de “Ouça” e a praticamente inédita “Bravo!”, foram lançadas num compacto simples pela gravadora Som Livre em 1975 sem nenhuma divulgação, e permaneceram obscuras até pouco tempo atrás. Esta é a primeira vez que as últimas gravações de Maysa vêem a público desde o lançamento. O restante do repertório do CD é composto por faixas já bem conhecidas do grande público como “Light My Fire” e “Morrer de Amor”. Canções que integraram, originalmente os discos Canecão apresenta Maysa (1969) e Maysa Evento (1974) e os compactos Ave Maria dos Retirantes e San Juanito, ambos de 1969.
Super Divas: Maysa é um importe lançamento, que estava fazendo falta aos fãs da cantora há muito tempo. A produção caprichada vem com folheto biográfico e reproduções das capas dos discos originais. Absolutamente imperdível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário